AS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Algumas vezes, as histórias que minha avó contava aos serões vinham a propósito dum qualquer dislate ou omissão sobre um qualquer assunto que, em seu entender, era merecedor de reparo. E as histórias de proveito e exemplo substituíam a repreensão directa, pois raramente nos ralhava.
Lembro-me de, num desses serões, ter cometido uma qualquer omissão sobre um assunto religioso.
Minha avó, longe de ser uma beata, era muito escrupulosa em assuntos morais e religiosos e, então, como quase sempre, a sua repreensão chegou através dum hipotético exemplo do que se não deveria ser ou fazer:
- Se continuares assim, pode vir a acontecer-te como o outro...
- Qual outro?
- O outro era um Zé muito mais crescido, mas desleixado como tu. E por ser assim, ouve agora a triste figura ele fez.
Depois de ter pedido em casamento a namorada, foram ambos chamados pelo padre, para saber se estavam religiosamente preparados para contraírem o casamento pela Igreja. Foram os três para a sacristia e o sacerdote disse:
- Como devereis saber, o matrimónio além de ser a realização da vossa vontade e um acto sagrado, é um sinal da vossa ligação a Deus, pois o casamento é um dos sete sacramentos. - E virando-se para o Zé, perguntou:
- Quais são os outros sacramentos da vossa vida?
Ele, corado pela atrapalhação, desculpou-se, dizendo:
- Bem, eu sei a doutrina toda, mas já me esqueci dos sacramentos, senhor padre.
- Não digas que sabes a doutrina... Pois tu raramente entras cá na igreja! Mas eu faço-te uma pergunta mais simples: Quantas e quais são as Pessoas da Santíssima Trindade?
- Ó senhor padre, lá saber o nome de todos não sei, mas parece-me que são sete!
O sacerdote, virando-se para a rapariga, disse:
- Tu sim, tenho a certeza que estás preparada para o grande momento que quereis realizar. Agora ele está muito longe de ser um bom cristão. Convence-o, ensina-o... Enfim, ele que faça uma preparação mínima, só depois vos casarei!
Quando saíram da igreja, a rapariga ralhou, gesticulando, com o namorado. Ele vendo que estavam a ser observados por outros homens, virou-lhe as costas e foi juntar-se a uns amigos que conversavam no Terreiro. Então, um dos rapazes que mais confiança tinha com ele, perguntou-lhe:
- Por que ralhava a Cândida contigo?
- Olha, foi por não saber, diante do padre, quantas e quais eram as Pessoas da Santíssima Trindade! Tu sabes?
- Sei! São três...
- Ah! Ah! Ah! Vai lá tu só com essas três pessoas, que o padre te fará as caridades... Eu atirei-lhe com sete, e ele mesmo assim achou que eram poucas e mandou-me bugiar!...