CONTOS À LUZ DA CANDEIA

José Gomes Quadrado

Chamo-lhes assim, porque foram aprendidos muito antes da electrificação chegar às Mós, quando ainda se não imaginava o aparecimento da televisão, cuja excessiva utilização haveria de contribuir, decisivamente, para o desaparecimento dos serões, dos diálogos e das situações que privilegiavam os contactos entre gerações. E passadas muitas décadas, permanece em muitos de nós alguma nostalgia (sem certos saudosismos) duma forma de vida em extinção e cuja memória tenho procurado manter através do registo escrito, pois algumas recordações da minha infância permanecem tão vivas que às vezes parece que aconteceram ontem.
Aqui prevalece, acima de tudo, a intenção de demonstrar a importância das relações entre avós e netos, quando aqueles sabem, podem ou se dispõem a desempenhar três funções fundamentais: entreter, rectificar, explicar.
Os avós enquanto educadores, são, em certos casos, os educadores ideais, quando substitutos dos pais, sobretudo, quando reunidas aquelas três condições, eles funcionam como "factores" de transmissão cultural, como depositários da história familiar e como elo da ligação entre o passado e o futuro.